top of page

   A+ na Doação
  de Sangue

 

enfermagem simbolo.jpg
fisio simbolo.jpg
logo-pitagoras-novo (1).png
doaçao 4.png
O que é a doação de sangue? Quais são seus benefícios?

O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso. 

Vários sistemas de grupos sanguíneos são encontrados no sangue. Os mais importantes para a transfusão de sangue são os sistemas ABO e Rh. Um indivíduo pode ter sangue de um dos quatro grupos sanguíneos O, A, B ou AB.

A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento. A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. Os equipamentos são de última geração, os profissionais recebem treinamentos constantes. O sangue é insubstituível  e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue

 

O objetivo é manter os estoques

 de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

fonte: Hemominas

sobre
Quem pode doar sangue? Quem não pode doar?

Existem requisitos para que a doação seja realizada de forma segura para ambas as partes.

Podem doar sangue: pessoas que tem entre 16 a 69 anos e que pese mais de 60kg. Para menores de 18 anos a doação só é realizada com o consentimento formal dos responsáveis. 

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Não podem doar sangue: período gestacional e pós-gravidez (90 dias parto normal e 180 dias para cesariana) amamentação (12 meses após o parto), ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação), extração dentária (72 horas), transfusão de sangue (1 ano), vacinação (tempo varia pelo tipo da vacina), apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes (3 meses), colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia (6 meses), exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses, ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Design sem nome.png

Impedimentos definitivos para doar sangue: ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária.

Para doar sangue é necessário que esteja alimentado (não vá em jejum), evitar alimentos gordurosos e se for após o almoço esperar por pelo menos 2 horas, ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas, mulheres podem doar três vezes por ano, no máximo, e para o homem são 4 vezes anualmente, o intervalo entre as doações é de 3 meses para mulheres e de dois meses para homens.

fonte: Ministério da Saúde

tratamentos
Onde doar?
Para onde vai o sangue doado?
TOC

O sangue doado é fracionado em 4 hemocomponentes, para envio aos hospitais e pacientes que estejam necessitando. Ele é rotulado de forma que permite a possibilidade de identificar a origem do sangue doado em caso de reações adversas, porém, preservando o sigilo do doador. De acordo com a legislação brasileira a confidencialidade dos dados dos doadores deve ser mantida em todas as fases.​​

Locais para doar sangue

Vita Hemoterapia
Banco de sangue · Belo Horizonte - MG
Posto de Coleta Estação BH
Centro de doação de sangue · Belo Horizonte - MG
Hemominas
Centro de doação de sangue · Belo Horizonte - MG

fonte: Ministério da Saúde

A doação de sangue é feita em unidades de coleta de sangue, por exemplo os Hemocentros. 

Antes de se fazer a doação, todos passam por uma triagem clínica para avaliar as condições de saúde do doador, que não são detectáveis por meio de testes laboratoriais. 

Transtorno Bipolar
Podcasts

Nos links a seguir é possível encontrar podcasts produzidos por alunos do curso de fisioterapia e enfermagem, comentando mais sobre a doação de sangue.

Podcast

Quem pode e não pode doar sangue?

Podcast

Os benefícios da doação de sangue.

Podcast

Locais para agendamento e para doação de sangue.

Podcast

Doe sangue!

Podcasts
Doação de Sangue na Pandemia

O isolamento social é de extrema importância nessa situação em que o Brasil se encontra, porém a doção de sangue não pode ser interrompida. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em março, quando a pandemia do novo Coronavírus invadiu o País, houve redução de 30% das doações. 

Embora as restrições continuem o Ministério da Saúde afirma que a atividade é segura, os hemocentros estão localizados onde não há riscos de contaminação e todos os profissionais são devidamente paramentados

 

Como funciona a doação nessa situação?

Para evitar aglomerações e a transmissão do Coronavírus, os hemocentros estão indicando o agendamento on-line individual. Para fazer a inscrição, basta entrar no site do banco sanguíneo de sua preferência e verificar a disponibilidade.

Com a pandemia, algumas regras também foram adicionadas para garantir segurança: além dos requisitos padrão, agora quem for diagnosticado com Coronavírus, estiver com suspeita e sintomas da doença ou tiver tido contato com pessoas infectadas não devem doar sangue por pelo menos 30 dias após a recuperação completa. Pessoas gripadas ou resfriadas devem seguir a mesma regra.

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica

contato
Sobre o blog
Vídeos

Esse blog foi construído pelos alunas Alice Dias de Souza, Isabella Carolina Afonso Jesus, Jhennifer Lorrany Freitas de Assis e Melyssa Nycolle Angelo dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade Pitágoras, que estão sobre orientação do professor Tiago Frederico Diniz.

Encontre mais informações sobre doação de sangue aqui:

  • Instagram
logo-pitagoras-novo (1).png
fisio simbolo.jpg
enfermagem simbolo.jpg
bottom of page